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7 dicas para trabalhar em grupo e boas práticas para uma equipe saudável

Não é difícil falar em trabalho em equipe. Atenção tem que ser dada aos alinhamentos dos interesses, competências e também às habilidades profissionais. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, selecionando profissionais com grande capacidade de adaptação e que consigam enxergar no outro a oportunidade de aprendizado e de troca de experiências.

E você, sabe trabalhar em equipe?

7 dicas importantes para esse tipo de trabalho

1- Seja receptivo a novas ideias

Visando o alcance de bons resultados e novos aprendizados, é importante que você seja receptivo às ideias de outras pessoas.

2- Participe efetivamente das atividades da equipe

Nos momentos de dificuldade o interesse pela necessidade do outro, a ajuda, a generosidade e também a solidariedade podem favorecer as relações interpessoais.

3- Respeite, valorize e aprenda com as diferenças

O conhecimento se expande quando resulta de valores, talentos e experiências de diferentes pessoas. As diferenças individuais, ou seja, o fato de cada pessoa ser única, singular podem contribuir para novas aprendizagens.

4- Trabalhe e contribua sempre o melhor que puder

Tudo o que for de sua competência, procure fazê-lo da melhor maneira possível, buscando sempre ter interesse e evitando acomodação e estagnação. Não deixe para o outro aquilo que lhe compete.

5- Procure fazer críticas construtivas

A crítica é necessária, mas exige cuidados para não causar prejuízos irreparáveis. Ela deve referir-se às ideias, de modo a favorecer que o ambiente seja mais construtivo e contribuir para o crescimento do outro.

6- Defina objetivos e funções

Todos os integrantes da equipe têm o seu papel em função dos objetivos que foram definidos para o trabalho.Os resultados poderão ser mais facilmente obtidos quando a equipe está alinhada com esse propósito.

7- Avalie e reconheça o esforço da equipe

Dar e receber feedback favorece  a orientação dos trabalhos com a identificação de erros  e sua correção, bem como evidencia o esforço da equipe na execução das tarefas.

A importância do trabalho em equipe é reconhecida pela maioria dos profissionais. No entanto, nem sempre é tão agradável quanto poderia ser principalmente para os introvertidos que podem sentir alguma dificuldade nesse momento quando sentem-se pouco à vontade para apresentarem as suas ideias para o grupo, mesmo tendo familiaridade com o tema em questão. Para os extrovertidos também é desafiador esse tipo de trabalho, pois podem apresentar dificuldades para manterem o foco.

Boas práticas para uma equipe saudável

Vamos agora listar algumas práticas para que o trabalho em equipe seja saudável. Siga conosco!

-Interação da equipe

Saiba que para chegar ao objetivo final, os resultados não são alcançados por apenas uma pessoa. É importante que você compartilhe o conhecimento com o outro.

– Administração de conflitos

Os colaboradores da empresa, no seu dia a dia, vivenciam relações conflituosas. Daí a importância de você desenvolver na equipe um sentimento de confiança e afeição, que possibilitem esclarecer os fatos e conciliar as necessidades, por meio de conversas amistosas.

– Comunicação

O trabalho em equipe bem sucedido depende da comunicação entre você e os outros colaboradores. Saiba que escutar e falar na hora certa, é uma habilidade a ser apreendida para que o ambiente se torne produtivo e saudável.

– Proatividade

A tomada de atitude é um fator positivo. A disponibilidade para ajudar na solução de problemas favorece o seu desenvolvimento pessoal e de sua equipe.

– Inovação

O crescimento da empresa e dos profissionais que a integram resultam da busca pela inovação. Encontrar soluções e alternativas para que todos cheguem ao melhor resultado com mais assertividade, pode reduzir o tempo para o alcance dos objetivos propostos.

– Confiança

Conquistar a confiança e a credibilidade entre as pessoas da sua equipe é fundamental. Esse sentimento possibilita ganhar um espaço maior na equipe, pois você atuará como elemento de apoio a cada um e saberá o momento e a forma de contar com cada colaborador. Essa reciprocidade motiva a confiança entre as pessoas.

O mercado de trabalho considera importante a capacidade do profissional de atuar em conjunto, saber trabalhar em equipe. O aumento da produtividade se dá na medida em que os colaboradores desenvolvam habilidades e comessem a se destacar no trabalho em equipe. Uma boa divisão de tarefas nesse ambiente pode resultar em melhorias para a empresa, no alcance do seu objetivo final.

Muitos líderes empresariais ficam ansiosos para visualizar uma expansão saudável da empresa. Tendem ao acúmulo de tarefas, o que pode ser prejudicial ao desenvolvimento dos projetos. Adotar métodos para divisão de tarefas no trabalho e deixar o processo fluir pode resultar em uma liderança produtiva.

Dividindo tarefas e compartilhando responsabilidades

Quer saber como implementar uma divisão de tarefas no trabalho, que seja realmente eficaz? Apresentaremos a seguir algumas dicas:

– Delegue tarefas

Confie na equipe e divida as atividades de acordo com a função de cada colaborador. O colaborador que recebe tarefas certas se sente motivado.

– Conheça a sua equipe

Identificar os talentos e aptidões de cada membro da equipe é fundamental, o que possibilita que sua divisão seja eficiente. Considerar as reais funções de cada colaborador agiliza o desenvolvimento do trabalho e minimiza a incidência de erros e a conclusão dos projetos fica mais rápida.

– Assuma tarefas de forma estratégica

Assuma apenas aquelas atividades que dependem exclusivamente de você, da sua decisão e precisam do aval do líder da equipe.

– Acompanhe o desempenho da equipe

Acompanhe o desenvolvimento do projeto, olhe tudo de perto, se necessário, intervenha ou delegue essa intervenção ao coordenador da equipe responsável. Não acoberte os erros nem se contente com a mediocridade, mas identifique o que está comprometendo a entrega de um projeto.

– Entenda seu projeto

É necessário que você conheça o seu projeto do inicio ao fim, entenda as etapas necessárias para finalização satisfatória do trabalho. Liste o que deve ser feito e por quem. O bom entendimento do trabalho favorece o progresso e orienta a implementação de uma divisão de tarefas de forma justa e produtiva.

Entender a importância do trabalho em equipe é essencial para ser um empresário de sucesso. Sente-se motivado para adotar o trabalho em equipe na sua empresa? Não perca nossas próximas publicações!

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