{ "vars": { "gtag_id": "AW-962408535", "config": { "AW-962408535": { "groups": "default" } } }, "triggers": { } }

Afinal, o que é coworking?

À medida que o trabalho remoto e o freelancer se tornam cada vez mais comuns, o coworking se firma como uma opção viável para quem trabalha em casa ou em um escritório tradicional. Porém, embora haja várias vantagens, ainda há quem tenha suas dúvidas sobre o que é coworking e como ele funciona.

Pensando nisso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber para usar essa alternativa, com direito a dicas para aproveitá-las da melhor maneira possível. E aí, ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é coworking?

A economia colaborativa está transformando o mundo. O sucesso de empresas como Airbnb e Uber, que facilitam o compartilhamento e a troca de serviços, mostra que a adesão a essa tendência aumenta a cada dia. Logo, o coworking é mais um fenômeno dessa nova economia: trata-se de um modelo de trabalho marcado pelo uso de ambientes colaborativos e o compartilhamento de recursos.

Em um espaço de coworking, pessoas de diferentes negócios e indústrias trabalham juntas em um mesmo local, o que permite desenvolver um networking profissional e estabelecer contato com indivíduos com mentalidade semelhante. Os modelos de operação variam, com alguns cobrando aluguel diário, semanal ou mensal, e outros vendendo associações que permitem ao membro usar o espaço de trabalho e seus recursos.

Quais os benefícios do coworking?

Empresas em crescimento e profissionais que desejam maximizar sua flexibilidade encontram no coworking uma série de vantagens. Confira algumas delas:

Redução do estresse

Sair de um escritório tradicional é muito mais fácil quando você tem um local com os mesmos recursos. Já trabalhar em casa pode ser estressante, especialmente se você não tiver um espaço reservado para essa atividade. É comum que os adeptos do home office se sintam culpados se não estiverem trabalhando o tempo todo.

Além de criar tensão com outros membros da família, esse tipo de atitude dificulta o relaxamento. Por isso, investir no coworking é uma solução viável para esse problema.

Melhora no gerenciamento do tempo

Crianças, animais de estimação, televisão, redes sociais: lidar com tantas distrações ao mesmo tempo pode ser bem difícil. Quando você está em casa e não consegue reduzir as interrupções do dia útil, um dia de trabalho de oito horas pode facilmente se transformar em uma jornada de doze ou catorze horas. O ambiente tranquilo do coworking evita isso.

Maior interação social

Isso pode não ser importante para todos, mas boa parte das pessoas gosta de sair e ter a chance de interagir com outros profissionais. Se esse é o seu caso, o coworking é uma ótima pedida.

Mais oportunidades

No ambiente de coworking, você acaba fazendo amizades que podem se transformar em excelentes prospectos ou fontes de referências profissionais — o que pode render até mesmo insights para novos negócios.

Ambiente profissional

Um escritório de coworking oferece muito mais recursos e um ambiente bem mais profissional do que a própria casa ou cafés, sendo ideal para se encontrar com clientes.

Endereço fixo

Um profissional com endereço de trabalho fixo tende a ter muito mais credibilidade do que um freelancer que trabalha em casa. Além de resolver esse problema, o espaço de coworking ainda permite que você separe melhor suas vidas pessoal e profissional — evitando, por exemplo, que um cliente inconveniente apareça em sua casa em um momento inadequado.

Redução de custos

Em um coworking, todos compartilham o mesmo ambiente e contribuem para o pagamento do aluguel. Assim, salas de reuniões, internet, água, luz e telefone são usados por todos e têm seus custos divididos, o que permite uma boa economia nas despesas.

Como aproveitar melhor um espaço de coworking?

Diversos fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um espaço de coworking. Refletir sobre a maneira como você trabalha, por exemplo, é um bom começo. A seguir, listamos algumas coisas a que você deve prestar atenção:

Aproveite os descontos

Alguns espaços de coworking oferecem descontos aos membros que pagam antecipadamente sua mensalidade ou plano contratado. Verifique com o gerente do local se isso é possível — e negocie também um contrato de reembolso por escrito, caso você precise sair da cidade ou retornar ao seu escritório em casa.

Atente-se aos custos envolvidos

O custo real do coworking não se restringe apenas ao aluguel ou às taxas mensais. Descubra o que está incluído na sua adesão e o que envolverá custos extras, como transporte, alimentação etc.

Procure uma boa localização

Quando possível, escolha um espaço de coworking perto da sua casa. A proximidade permite que você economize tempo e despesas de deslocamento, ao mesmo tempo em que lhe dá a liberdade de almoçar em casa.

Se não houver espaços de trabalho perto de você, escolha um local de fácil acesso, localizado perto de lojas, bancos e restaurantes. Se você viaja muito ou trabalha com clientes fora da cidade, procure um escritório perto do aeroporto ou da rodoviária. Considere também fatores como estacionamentos e a proximidade com o transporte público.

Tempo é dinheiro, especialmente se você é um freelancer. Portanto, não subestime a importância de uma boa localização ao escolher um espaço de coworking.

Cuide da sua alimentação

Se o seu espaço de coworking possui uma cozinha, considere levar seu próprio alimento para evitar grandes gastos ou descontrole com o que você come. Providencie a sua própria marmita, escreva o seu nome com um marcador permanente e leve comida caseira para esquentar no micro-ondas.

Uma boa pedida para “beliscar” durante o dia são frutas, como banana, pera e maçã, além de barrinhas de cereal ou sanduíches naturais.

Torne o seu tempo no trânsito produtivo

Se você não for dirigir, aproveite o tempo no trânsito para colocar a leitura profissional em dia ou revisar e-mails. Caso a leitura em movimento não funcione para você, uma boa pedida é ouvir podcasts ou audiobooks no seu caminho para o escritório.

Procure descontos no comércio local

Fale com o gerente do seu ambiente de coworking para descobrir se o espaço possui convênios com os comerciantes locais — afinal, todo desconto é bem-vindo!

Agora que você já entendeu o que é coworking, que tal experimentar essa alternativa? Entre em contato conosco agora mesmo e visite o espaço de trabalho compartilhado da Cymbiosis. Até o próximo artigo!

Postagens Recentes

  • Gestão e Negócios

Escritório virtual: uma estratégia para redução da carga tributária

A Pandemia, a crise, a nova economia e a possibilidade de ganhos escondida na complexidade tributária…

  • Diversos

Rotina de trabalho x Atividades físicas: como conciliar?

Você sabia que a prática de atividades físicas, independente da sua idade, é fundamental para…