{ "vars": { "gtag_id": "AW-962408535", "config": { "AW-962408535": { "groups": "default" } } }, "triggers": { } }

Novo empreendedor: por que apostar em coworking?

Começar um negócio do zero pode ser um grande desafio para um empreendedor. Não basta ter ideias criativas se não houver todo um planejamento para alavancar seu negócio. E se você pudesse receber a ajuda de profissionais de áreas distintas para aprimorar sua empresa? Pois foi com esse intuito que surgiu o coworking, um espaço para compartilhamento de experiências, conhecimentos e formação de parcerias.

Segundo o Bureau of Labor Statistics, 20% das empresas vão à falência ainda no primeiro ano. Para você que quer escapar dessa estatística e pretende alcançar o sucesso com mais facilidade, continue lendo este artigo e descubra o motivo para apostar em um coworking.

O que eu ganho ao apostar em coworking?

Inicialmente, uma empresa pode sofrer com alguns problemas estruturais, muitos deles vinculados ao orçamento reduzido. Os espaços de coworking podem ser uma excelente forma de contornar essa questão e alavancar os seus negócios. Veja algumas das vantagens de que você poderá desfrutar:

Baixo custo

Se você necessita de um ambiente agradável e bem estruturado, mas não tem como pagar por toda essa infraestrutura, o coworking é uma ótima saída.

O empresário pode usufruir de um ambiente diferenciado, sem precisar pagar pelos altos custos de manutenção. Mediante a contratação de planos flexíveis, que atendem a todas demandas do cliente, a empresa não corre o risco de ter o seu orçamento comprometido ao final do mês.

Produtividade a mil

Os espaços de coworking foram criados com o intuito de estimular a produção de uma empresa. É um ambiente que permite a realização de todos tipos de eventos, sejam reuniões de trabalho ou encontros com clientes, otimizando a produtividade da sua startup.

Em comparação ao home office, o coworking proporciona um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Esse espaço mantém fisicamente separadas as atividades rotineiras e consolida uma maior produtividade de trabalho.

Networking qualificado

O coworking oferece outros benefícios, além do ambiente estruturado, para garantir o sucesso da sua empresa. Nesse espaço, você pode conviver com profissionais de diferentes áreas e com objetivos em comum. Assim, são possibilitados o compartilhamento de experiências e a criação de uma rede de contatos importante para sua empresa.

Para quem está iniciando um projeto e deseja aumentar os seus contatos profissionais, o coworking oferece um espaço repleto de parceiros e clientes em potencial. A permuta frequente de informações, somada à visão de um consultor externo, permite a você reavaliar as estratégias e aprimorar o seu negócio.

Troca de experiências

Partilhar o ambiente de trabalho com pessoas desconhecidas e de áreas de atuação diferentes pode parecer intimidador. No entanto, ao se acostumar com essa novidade, você vai perceber que os benefícios do compartilhamento do espaço se sobrepõem a esse desconforto inicial.

A aproximação de pessoas com culturas diferentes nos estimula a ser mais criativos. Essa expansão da visão profissional favorece inovações. Além disso, o benchmarking proporcionado por um contato tão próximo com profissionais de outras áreas torna-se mais eficaz.

Fortalecimento da presença online

Ao apostar em coworking, a empresa aproveita as mídias digitais já formadas pelo próprio espaço, aumentando sua presença e alcance na internet. A marca da empresa passa a ser vinculada às marcas de diferentes mercados.

Bons resultados de marketing dos colegas de coworking possibilitam que sua empresa também se beneficie, já que o maior tráfego pelas páginas web desse ambiente aumenta o tráfego orgânico para o seu site.

Economia de tempo

Preocupar-se com pagamento de luz, água, internet, telefone e até mesmo limpeza consome tempo e por vezes estressa o empreendedor. Ter essa responsabilidade redirecionada permite que o profissional foque apenas o seu negócio.

Espaços de coworking realizam a gestão de toda a burocracia que envolve a criação daquela estrutura. Assim, as pessoas que estão ali apenas para trabalhar não precisam gastar horas do seu dia contatando, por exemplo, as provedoras de internet para solicitar melhor qualidade. Para tal situação, já existe uma equipe responsável.

Equilíbrio da folha salarial

O baixo orçamento inicial de uma empresa iniciante pode ser um problema para um empresário que almeja grandes objetivos. Sem verba suficiente para arcar com um grande número de funcionários, o empreendedor terá dificuldades para contratar secretárias, recepcionistas, motoboys ou outros empregados para a empresa.

Em um coworking, você poderá desfrutar do benefício de dispor de todos esses colaboradores, devendo apenas pagar a mensalidade, sem custos adicionais. Ou seja, você poderá equilibrar os seus gastos e ao mesmo tempo dispor de serviços essenciais para o funcionamento da sua empresa. Com uma folha salarial mais equilibrada, a sua empresa poderá direcionar seus investimentos em outras áreas.

O que um coworking deve ter?

O espaço ideal para a sua startup deve primeiramente oferecer uma boa condição de trabalho. O ambiente deve ser bem iluminado, ter ar-condicionado para a maior comodidade de seus funcionários e clientes, banheiros limpos e confortáveis, entre outros detalhes essenciais a um negócio.

Além disso, sua empresa pode necessitar de alguns serviços fundamentais, como uma recepção bem estruturada para receber os seus clientes e uma secretária para organizar todas as reuniões. Mesmo em um mundo digitalizado, a empresa pode necessitar de impressoras para os documentos.

Como escolher o coworking ideal para a minha empresa?

Inicialmente, você deve escolher o ambiente compatível com o perfil da sua empresa. Cada startup demanda um espaço próprio com uma infraestrutura adequada para suas atividades e um preço que não comprometa o seu orçamento. O empreendedor deve procurar por um lugar que se conecte com os ideais de sua empresa e que ofereça todos os serviços necessários, sejam eles salas de reunião, de atendimento ao cliente etc.

Outro ponto importante é a localização da empresa. Um endereço comercial em uma boa região pode auxiliar no aprimoramento da imagem da sua startup, atraindo cada vez mais clientes.

Antes de definir o lugar da sua empresa, visite outros locais e procure se informar com quem já trabalha com coworking para ter a certeza de que você fez a escolha certa.

Ainda em dúvida sobre apostar em coworking? Entre em contato conosco e esclareça todas suas dúvidas sobre o tema!

Postagens Recentes

  • Gestão e Negócios

Escritório virtual: uma estratégia para redução da carga tributária

A Pandemia, a crise, a nova economia e a possibilidade de ganhos escondida na complexidade tributária…

  • Diversos

Rotina de trabalho x Atividades físicas: como conciliar?

Você sabia que a prática de atividades físicas, independente da sua idade, é fundamental para…