{ "vars": { "gtag_id": "AW-962408535", "config": { "AW-962408535": { "groups": "default" } } }, "triggers": { } }

Veja o que considerar na hora de escolher um coworking

Por definição, coworking é uma modalidade de trabalho na qual indivíduos dividem o mesmo ambiente com outras pessoas, para execução de suas atividades e rotinas profissionais. Logo, esses ambientes são estruturados de modo a atender as necessidades de quem os utilizam.

Algumas empresas são especializadas nesse seguimento e oferecem os mais diversos tipos de serviços aliados a uma estrutura física totalmente voltada para negócios. Enquanto outras oferecem uma estrutura mais voltada para profissionais que atuam em um mesmo segmento do mercado.

Para entender melhor as diferenças e saber quais fatores considerar na hora de escolher um coworking, continue lendo este artigo que preparamos para você!

A importância e as vantagens

Para quem está começando ou para quem já é empresário há mais tempo, é indiscutível alguns fatores que podem determinar o fracasso ou o sucesso de uma empresa. Quando escolhido corretamente, um espaço de coworking pode ajudar seu negócio de várias formas como economia de gastos, aumento de networking, praticidade, profissionalismo, aumento da produtividade, etc.

Tipos de coworking

Mas coworking não é tudo igual? A resposta é simples: não. As diferenças vão desde o tamanho e a qualidade da estrutura física disponibilizada até a diversidade dos serviços oferecidos. Além disso, há espaços compartilhados que preferem reunir empresas e/ou profissionais que atuam no mesmo segmento de mercado.

Portanto, na hora de escolher uma dessas estruturas e encontrar a que mais atende o seu negócio, comece identificando algumas particularidades e diferenças. Confira algumas delas:

Coworking de nicho

Esse tipo de espaço reúne apenas empresas que atuam no mesmo nicho de mercado. Os seguimentos de mercado e os profissionais variam desde arquitetos, startups de tecnologia, advogados, contadores, médicos, etc.

Como resultado, a configuração da estrutura física também acompanha a necessidade desses profissionais. Quem trabalha com gastronomia, por exemplo, precisa de um ambiente preparado para manipulação de alimentos.

Coworking básico

No geral, são estruturas simples, com salas e estações de trabalho onde o profissional entra, senta e trabalha. Além disso, há serviço de internet, café disponível e água. Podem contar ou não com salas de reunião e recursos extras, como uma gaveta adicional, são cobrados a parte.

Coworking Lifestyle

Aqui o que se prioriza é a estética e o visual moderno do ambiente. O bem-estar dos frequentadores é prioridade, portanto, além de ambientes bem decorados e que promovem a troca de ideias, geralmente há uma grande diversidade de comidas e bebidas (como cervejas) para que as pessoas fiquem bem à vontade.

Coworking para negócios

Esse tipo de coworking é mais focado — como o próprio nome diz — em negócios. Sua estrutura prioriza a diversificação de profissionais e a interação entre eles para promover o aumento de networking dos frequentadores. Além da localização estratégica, esses espaços dispõem de estrutura física e ambiente mais profissional, uma vez que atendem a empresas de diversos tamanhos e necessidades.

Os serviços oferecidos também são de qualidade superior e podem ajudar quem está precisando profissionalizar o seu negócio. Além dos básicos e mais conhecidos como recepção e telefonista, algumas empresas vão além e te ajudam com suporte administrativo, contábil, etc.

O coworking ideal para o seu negócio

Se você já estudou e entendeu as vantagens que sua empresa pode obter num espaço compartilhado, é hora de encontrar o local ideal para você. Essa fase é bastante importante, uma vez que a escolha do coworking errado pode atrapalhar mais do que ajudar as atividades do seu negócio. Isso porque, com a popularização desse tipo de serviço, cresceu muito o número de ambientes dedicados a oferecer uma estrutura de coworking.

Entretanto, cada um deles, como já descrevemos cima, oferece serviços e estruturas diversas. E para saber qual deles irá te atender melhor, é importante levar em consideração as características de sua empresa e se suas necessidades serão atendidas. Para facilitar essa decisão, elencamos abaixo alguns itens importantes a se considerar. Confira!

Preço

Cada coworking tem seu modelo de negócio próprio e, portanto, seu próprio modo de comercializar os serviços. Além do valor mensal, é importante saber o que está incluso em cada pacote. Há planos, por exemplo, em que se cobra menos no valor fixo mensal, mas te dá pouquíssimo ou nenhum acesso às salas de reunião.

Localização

Seria interessante considerar aquele coworking mais perto de sua casa, certo? Errado! Nesse quesito, é interessante lembrar que a estratégia de escolha deve ter relação com os propósitos de sua empresa e como isso facilitará o acesso dos seus clientes. Na maioria dos casos, a localização sempre ajuda, salvo, quando o empreendedor não precisa atender ninguém em seu escritório.

Mobiliário

Embora não pareça ser um item muito importante, o mobiliário deve sim ser olhado com mais atenção. Isso porque, do ponto de vista ergonômico, cadeiras e mesas mais confortáveis irão te beneficiar no dia a dia em caso de se passar bastante tempo trabalhando nelas. Outro motivo é o fato do mobiliário fazer parte da imagem que sua empresa quer passar aos seus clientes.

Salas de reuniãoEsse é um item muito importante, principalmente para empreendedores que precisam atender clientes num ambiente mais profissional. É comum esse tipo de serviço ajudar pessoas que, por não possuir uma estrutura física própria, realizavam suas reuniões em locais nada profissionais.

Mas na hora de conhecer o espaço, é importante verificar a estrutura e equipamentos das salas, bem como a organização da agenda de uso e a sua real disponibilidade.

Escritório virtual

O serviço de escritório virtual é indispensável para quem precisa profissionalizar o atendimento de sua empresa. Essa modalidade é muito útil para profissionais que precisam se deslocar para vários locais, como em clientes ou home office e, ainda assim, não podem abrir mão de dar um atendimento profissional aos seus clientes e parceiros.

Com esse serviço, o empreendedor tem a garantia de que receberá todos os seus recados importantes, bem como as correspondências, sem perder nenhuma informação de relevância e que garanta o funcionamento dos seus negócios. Após a contratação do serviço, você pode, por exemplo, optar por receber um número de telefone exclusivo.

Daí por diante, toda vez que alguém entrar em contato com sua empresa, uma secretária do próprio coworking atenderá a ligação e, baseado nas informações configuradas previamente, anotará o recado ou redirecionará a ligação para você. Além disso, você terá suas correspondências recebidas e separadas por essa mesma pessoa.

Infraestrutura

Não é difícil de identificar se o coworking oferece ou não uma boa estrutura física. Basta reparar na manutenção e higiene dos banheiros, copa e cozinha. Além disso, veja se existem reparos necessários na pintura e mobília. Fique atento a esses detalhes na hora de fazer sua escolha.

Os serviços oferecidos

Para finalizar, quando você for escolher um coworking que mais atenda suas necessidades, vai perceber que a diversidade de serviços também difere de um para outro. No geral, os serviços existentes são:

  • endereço comercial;
  • endereço fiscal;
  • gerenciamento de correspondência;
  • central de recados;
  • internet;
  • linha de telefone exclusiva;
  • workstation;
  • sala de reunião;
  • gestão fiscal;
  • gestão admistativa;
  • office-boy.

Existem casos em que a empresa oferece toda a estrutura e suporte profissional para desenvolver o seu negócio. É o caso do Cymbiosis, que é um coworking proveniente de uma empresa de consultoria que está há anos no mercado, inserida em um contexto de negócios e contatos estratégicos. Além disso, ela tem preços competitivos e as soluções são personalizadas — destacando o serviço de gestão contábil e administrativa da empresa.

Gostou de aprender sobre como escolher um coworking? Entre em contato conosco para conhecer nosso espaço e saber como podemos atender as necessidades de sua empresa.


Postagens Recentes

  • Gestão e Negócios

Escritório virtual: uma estratégia para redução da carga tributária

A Pandemia, a crise, a nova economia e a possibilidade de ganhos escondida na complexidade tributária…

  • Diversos

Rotina de trabalho x Atividades físicas: como conciliar?

Você sabia que a prática de atividades físicas, independente da sua idade, é fundamental para…