{ "vars": { "gtag_id": "AW-962408535", "config": { "AW-962408535": { "groups": "default" } } }, "triggers": { } }

Quais os tipos de empresas que podem utilizar o espaço de coworking?

O número de empreendedores e profissionais que trabalham fora do ambiente de escritório convencional é cada vez maior. Para eles, a alternativa mais comum costuma ser o home office — porém, muitos consideram ser uma maneira isolada e contraproducente de trabalhar.

É por essa razão que muitos profissionais independentes têm optado por um espaço de coworking. Mesmo assim, sempre fica aquela dúvida: será que essa é uma opção adequada para a sua empresa ou atividade profissional?

Além de conhecer as características e benefícios dos espaços de trabalho compartilhado, você também vai ver neste post os tipos de empresas e profissionais que podem tirar bom proveito desses ambientes.

E aí, ficou interessado? Então siga a leitura e continue com a gente!

O que é coworking?

O coworking é um novo modelo de trabalho, marcado pelo uso de ambientes colaborativos e o compartilhamento de recursos.

Num espaço de coworking, profissionais de diferentes negócios e indústrias trabalham juntos, o que permite desenvolver um networking profissional e estabelecer contato com pessoas de mentalidade semelhante.

Acompanhando a tendência das startups, os coworkings reúnem diariamente, em todo o mundo, milhares de pessoas dispostas a trabalhar em um ambiente inspirador.

Quais são os benefícios de um espaço de coworking?

O coworking oferece uma série de vantagens para empresas em crescimento e profissionais que desejam maximizar sua flexibilidade. A seguir, listamos as principais delas:

Redução de custos

Em um coworking, todos compartilham o mesmo ambiente e contribuem para o pagamento do aluguel. Assim, salas de reuniões, internet, água, luz e telefone são usados por todos e têm seus custos divididos.

Essa dinâmica permite uma boa economia nas despesas, o que garante lucros maiores para o seu negócio.

Networking profissional

É sempre muito bom para a carreira estabelecer novos contatos profissionais. Por reunir pessoas dos mais variados setores, um espaço de coworking ajuda muito nessa tarefa — e ainda facilita o fechamento de novos negócios.

Interação com profissionais da mesma área

Mesmo que você não queira dividir seu espaço com profissionais de outras áreas, ainda é possível convidar colegas que trabalhem no mesmo setor, mas que possuam outras especializações.

Essa prática permite prestar um serviço muito mais completo e melhorar o atendimento aos seus clientes.

Endereço fixo

Um profissional com endereço de trabalho fixo tende a ter muito mais credibilidade do que um freelancer que trabalha em casa. Além de resolver esse problema, o espaço de coworking ainda permite que você separe melhor sua vida pessoal e profissional — evitando, por exemplo, que um cliente inconveniente apareça em sua casa em um momento inadequado.

Localização privilegiada

Muitas vezes considerado um fator decisivo para o sucesso de um negócio, a localização é mais uma vantagem dos coworkings — afinal, eles estão geralmente disponíveis em locais com grande circulação de pessoas, como as regiões centrais das cidades.

Além de valorizar o seu endereço, isso ainda permite que os clientes encontrem facilmente os seus serviços.

Quais os tipos de empresas que podem aproveitar esses recursos?

Diversos fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um espaço de coworking. Refletir sobre a maneira como você trabalha, bem como sobre o objetivo da sua empresa, é um bom começo.

Verifique, por exemplo, se o espaço pretendido atende às suas necessidades. Você precisa se encontrar frequentemente com parceiros ou clientes? Então prefira ambientes com uma boa oferta de salas de reunião ou que ofereçam espaços privativos.

O coworking é muito vantajoso para companhias em formação, especialmente PMEs e startups. Porém, até mesmo grandes empresas, como IBM, Verizon e Microsoft, têm feito parcerias com espaços de coworking para apoiar a inovação e o intercâmbio de ideias.

Quais pessoas também podem utilizar o coworking?

Não são apenas as empresas e empreendedores que podem aproveitar as vantagens do coworking: vários grupos de pessoas também podem usufruir desses benefícios. Veja só:

Trabalhadores remotos

Embora alguns trabalhadores possam operar eficientemente a partir de um home office, muitos experimentam uma menor produtividade por causa da abundância de distrações ou sensação de isolamento.

Os espaços de coworking são uma excelente opção para essas pessoas, pois oferecem uma boa estrutura sem afetar negativamente sua liberdade.

Pessoas que viajam

Geralmente localizados em grandes regiões metropolitanas — destinos de viagem mais comuns para os negócios —, os coworkings são uma ótima pedida para os profissionais que vivem na estrada.

Além disso, esses espaços contam com recursos infinitamente superiores às opções que a maioria dos hotéis e cafés oferecem: conexão de alta velocidade, tecnologia de ponta e todos os serviços profissionais que alguém possa exigir.

Estudantes

Os alunos, talvez mais do que qualquer outro grupo, podem ter grandes benefícios com o ambiente social e colaborativo de um coworking. Afinal, além de poderem se beneficiar da orientação de vários profissionais, eles também podem fazer conexões capazes de ajudá-los numa futura carreira.

Freelancers

Por trabalharem para muitas empresas ou clientes diferentes, os freelancers muitas vezes sofrem com a falta de estrutura — algo que os espaços de coworking possuem de sobra.

O coworking é uma boa forma de os freelancers suavizarem sua falta de estabilidade e, ainda assim, manterem o nível de liberdade a que estão acostumados.

Pessoas que trabalham em escritórios convencionais

O último grupo que pode se beneficiar com o coworking é aquele formado por pessoas que trabalham em configurações de escritório convencionais. Pode até parecer um contrassenso, mas há várias vantagens em deixar o seu escritório habitual de vez em quando para trabalhar em um local compartilhado.

Por não possuírem um ambiente corporativo tradicional — muitas vezes marcado pela competição direta ou uma política interna engessada —, os espaços de coworking permitem que os trabalhadores abandonem qualquer “personagem” desnecessário que possa afetar sua produtividade.

Além disso, a diversidade de profissões e indivíduos encontrada nesses ambientes pode dar origem a insights que normalmente não ocorreriam na configuração de escritório comum.

Percebeu como um espaço de coworking pode ser a opção que você procurava para a sua empresa ou atividade profissional? Se você também estiver a fim de viver essa experiência, entre em contato conosco e visite o nosso ambiente de coworking. Até o próximo artigo!

Postagens Recentes

  • Gestão e Negócios

Escritório virtual: uma estratégia para redução da carga tributária

A Pandemia, a crise, a nova economia e a possibilidade de ganhos escondida na complexidade tributária…

  • Diversos

Rotina de trabalho x Atividades físicas: como conciliar?

Você sabia que a prática de atividades físicas, independente da sua idade, é fundamental para…