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Trabalho remoto: conheça 10 apps e ferramentas úteis

Trabalho remoto é qualquer atividade que pode ser realizada à distância, facilitada pelo uso de tecnologia e de comunicação. Se você já fez algum trabalho remoto, sabe perfeitamente que é um desafio. Principalmente em grandes organizações, não é fácil colocar todos os membros da equipe pensando juntos, não é mesmo?

Em algum momento você pode precisar se comunicar com os membros da sua empresa de forma remota, mesmo que esta não seja virtual.

Não é porque o trabalho é remoto que você descartará as reuniões. Estabeleça encontros online periódicos, mesmo que seja para trocar ideias do que foi feito durante a semana.

É importante que você seja claro quanto às suas expectativas. Caso queira que a sua equipe esteja disponível em determinados horários, deixe isso bem claro. Pode pedir, por exemplo, que a equipe fique online no chat que foi escolhido pelo time.

Utilidades para quem trabalha remotamente

Bem, agora que você iniciou essa leitura, referente ao desenvolvimento do trabalho remoto, destacaremos a seguir algumas ferramentas online que podem ajudar uma equipe a se organizar melhor, tanto no que se refere ao compartilhamento quanto ao fluxo profissional cotidiano e à comunicação interna:

1- Slack

Já é conhecido por startups e outras empresas de todo mundo. É ótimo para nivelar a comunicação durante o trabalho. Ele favorece criar conversas individuais ou em grupo, que podem substituir reuniões diárias para falar de assuntos menos complexos. Permite o compartilhamento de arquivos, como imagens e documentos, de maneira simples e direta para os seus colegas, sem se preocupar com servidores externos. Você também tem a opção de fazer ligações por áudio ou vídeo, que são parecidas com o Skype.

O Slack é gratuito, porém, caso a sua equipe compartilha muitos materiais ou precisa manter um histórico extenso de conversas, talvez seja interessante verificar alguns dos planos pagos.

2- Pipefy

É uma ferramenta brasileira de gerenciamento de fluxos e processos, que permite que as empresas sejam mais produtivas e organizadas executando os processos e as atividades do dia a dia em uma ferramenta prática e intuitiva. O Pipefy possibilita que você abandone os métodos ineficientes, como formulários manuais, planilhas e até mesmo o excesso de e-mails. Todos os envolvidos podem receber atualizações, materiais e comentários sobre o desenvolvimento da tarefa. Ela se adequa facilmente a qualquer estrutura organizacional interna. Para empresas ou startups com até 5 colaboradores, existe um plano gratuito.

3- Evernote

Quando se trata de organização, o Evernote é considerando um dos apps mais populares. Ele possibilita que você organize textos, vídeos, fotos, áudios, recibos, PDFs e qualquer outro tipo de arquivos, por meio de cadernos virtuais, de maneira intuitiva e prática de compartilhar. Ele usa o serviço de nuvem, possibilitando que as coisas que você faz no celular seja sincronizado em tempo real com outros dispositivos. Isso ajuda a reduzir a quantidade de e-mails trocados entre a equipe. Através de cadernos colaborativos, os funcionários de uma empresa podem compartilhar informações em tempo real e ter acesso a todas elas em qualquer lugar que estejam. É ideal para dar suporte em reuniões.

4- We Transfer

É ideal para quem trabalha com exportação de fotos ou arquivos mais pesados, que não cabem nos anexos do e-mail. O We Transfer é uma plataforma online de transferência de arquivos. Existem duas versões: Na versão gratuita, permite o upload de até 2GB de arquivos, disponibilizados através de um link temporário de download, ou seja, as pessoas têm um tempo limite para baixá-lo. Já na versão paga, o We Transfer plus permite o envio de até 20GB de uma vez e garante o armazenamento permanente de 100 GB, além da opção de proteger os arquivos com senha.

5- Asana

Um dos aplicativos mais famosos voltado para o gerenciamento de projetos. Ele propicia a criação de listas de tarefas que apontam o andamento de cada projeto e suas respectivas demandas, bem como os responsáveis pela entrega final. O diferencial do Asana é a presença de um chat interno, que é um facilitador para a comunicação e agiliza todo o processo. É possível experimentar a ferramenta gratuitamente, com a possibilidade de assinar os serviços premium.

6- Basecamp

Assim como o Asana, o Basecamp disponibiliza um sistema de gerenciamento, no entanto, com mais funcionalidades. Ele oferece diversificadas funções em uma plataforma fácil e intuitiva, além de monitorar tarefas, conversas, documentos e agendas. Gestores podem facilmente conceder funções, estipular prazos, revisar e avaliar o fluxo de trabalho.

7- Trello

É um aplicativo gratuito que organiza tarefas que devem ser realizadas em grupos ou individualmente. O Trello possibilita que você visualize o status de vários projetos e quem deve realizar a próxima tarefa. Ele não serve apenas para a sua vida profissional, como também para organizar toda a sua vida.

8- Buffer

Um dos gerenciadores de redes sociais mais completos, o Buffer interage com diversas redes e uma interface bem agradável. Seja você uma agência que trabalha com gerenciamento de redes de clientes ou uma empresa que precisa ter um controle sobre os próprios perfis. É um local que possibilita a centralização de todas as suas postagens, definindo horários, padrão para os posts e permite visualizar todas as estatísticas das postagens.

9- Dropbox

Times remotos precisam o tempo todo de trocar arquivos. O Dropbox possibilita o compartilhamento de arquivos quando o e-mail não é suficiente. O compartilhamento de pastas permite que arquivos sejam sincronizados e trabalhados em colaboração. O plano para a sua empresa pode ter pouca relevância para o seu caixa, mas faz toda a diferença na hora que você precisar encontrar aquele arquivo que falta.

10- Focuslist

É ótimo para aqueles que têm problemas em manter a concentração, seja no trabalho ou nos estudos. Esse aplicativo marca o tempo dedicado em cada tarefa e busca te ajudar a concentrar neste período. Para isso, você pode listar todos os seus objetivos do dia e ir marcando quando os inicia e quando os finaliza. O melhor é que o Focuslist pode ser usado em um smartwatch evitando a sua distração com o smartphone.

Gostou do nosso post? Após a listagem de alguns aplicativos para ajudá-lo no trabalho de forma remota, mãos à obra! Use e abuse dessas ferramentas! Não deixe de ler nosso post sobre a abertura do seu próprio negócio para selecionar as melhores ferramentas a serem utilizadas no seu empreendimento. Até a próxima!

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